‘Irresponsabilidade não pode fazer parte do novo normal’, diz médico após aglomerações em praias de PE no feriadão
Após o feriado da Independência com praias lotadas no litoral pernambucano, o médico infectologista Gabriel Serrano afirmou, nesta terça-feira (8), que a população não deve descuidar das medidas de segurança e higiene para evitar a Covid-19.
“A gente não pode estar achando que a pandemia não existe mais. A irresponsabilidade não pode fazer parte do novo normal. A gente ainda tem quase mil mortes todos os dias no país, temos um número alto de infectados e não fazemos a quantidade de testes que deveríamos fazer”, afirmou Serrano.
Segundo o profissional de saúde, ainda é preciso manter o cuidado para evitar o aumento do número de casos. “A gente precisa ter um nível de cuidado muito alto porque a gente não tem como saber quem vai evoluir mal ou não. A gente não pode participar dessa loteria genética”, disse o médico.
De acordo com a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Maíra Fischer, os cuidados precisam ser mantidos para que não haja retrocesso no Plano de Convivência com a Covid-19. “O que a gente viu foram algumas situações em que a população se descuidou bastante”, afirmou, em relação às praias lotadas durante o sábado (5), o domingo (6) e a segunda (7).
“O que a gente está pedindo não é que a população não vá à praia. A praia está liberada, mas é necessário ir respeitando as regras, com segurança, fazendo uso de máscaras. Esse recado que a gente queria deixar para a população é que a gente possa estar sempre avançando e não tenha que retroceder”, disse Maíra.
“A gente vê que a população está desejando mais convívio social, mas a gente precisa ter cautela, ter cuidado, para voltar com segurança”, afirmou a secretária-executiva.
Porto de Galinhas
O movimento de turistas na Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, um dos principais pontos turísticos de Pernambuco, superou a lotação dos dias de alta temporada.
Segundo a secretária de Turismo, Carol Vasconcelos, no período de dezembro a março, geralmente se hospedam 70 mil pessoas nos fins de semana e feriados. No feriado prolongado do Dia da Independência do Brasil, a secretária apontou que foram contabilizados 90 mil turistas.
Covid-19 em Pernambuco
Até a segunda (7), Pernambuco totalizava 132.420 confirmações e 7.721 óbitos, com a confirmação de mais 269 casos e 19 mortes. Os números são contabilizados desde março, quando foram registradas as primeiras confirmações de casos no estado.
Fonte – G1