João da Costa vai discutir situação do metrô do Recife através de audiência
No mesmo dia em que dois trens da Linha Centro do Metrô do Recife colidiram e deixaram um saldo de 67 pessoas feridas, a Câmara do Recife aprovou requerimento do vereador João da Costa (PT) em que convoca audiência pública para discutir a situação do sistema de transporte sob trilhos da capital pernambucana. A reunião ocorrerá no dia 23 de março, no Plenarinho da Casa de José Mariano, às 9h. Para o encontro, o petista convidará metroviários, representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e do Metrorec, especialistas, usuários e parlamentares da bancada federal de Pernambuco. O objetivo é discutir serviço e os impactos na mobilidade no Recife.
Desde o início do mandato, em 2019, João da Costa vem reiteradas vezes denunciando na tribuna da Câmara do Recife a falta de investimentos no metrô do Recife, um dos mais antigos e importantes modais nas grandes cidades brasileiras. Para o vereador, o sucateamento desse sistema de transporte público, por parte do Governo Federal, é uma tentativa de viabilizar a privatização do serviço. O petista lembra que o Metrorec está inserido num pacote já anunciado pela gestão Jair Bolsonaro (sem partido) de vender todo o sistema CBTU à iniciativa privada. Além do Recife, a companhia também possui operações nas cidades João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte.
O vereador do PT destaca que a audiência pública vai buscar unir os diversos segmentos da sociedade, ouvir os trabalhadores e usuários para encontrar saídas viáveis para sobrevivência do sistema metroviário no Recife.
Fonte – Blog Cenário