Mano Medeiros diz que autismo está “na moda”, e Clarissa Tércio rebate: “E se fosse seu filho?”
Durante sabatina na Rádio Folha, o atual prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros (PL), fez uma declaração polêmica, afirmando que o autismo “está na moda”. A fala gerou indignação e foi prontamente rebatida nas redes sociais, neste sábado (31), pela candidata Clarissa Tércio (PP), que questionou: “E se fosse seu filho?”.
O vídeo publicado nas redes sociais de Clarissa mostra a candidata abalada com a declaração, expressando sua preocupação com a falta de sensibilidade e empatia. “Eu faço essa pergunta e fico pensando como uma pessoa que trata o autismo como ‘moda’ pode estar à frente da prefeitura da segunda cidade mais rica de Pernambuco? Agora eu entendo porque não temos assistência para as crianças diagnosticadas com TEA e nem políticas públicas efetivas na cidade”.
Ela ainda destacou a situação crítica enfrentada por muitas famílias em Jaboatão. “São mais de 3 mil crianças autistas aguardando atendimento, um absurdo,” afirmou.
Clarissa reforçou seu compromisso com a causa e deixou claro que apenas alguém com um olhar maternal pode trazer as mudanças necessárias. “Já disse e repito: somente uma mulher com um olhar de mãe pode cuidar do nosso povo e fazer a mudança de verdade acontecer.”
Uma das propostas de Clarissa é a criação da Casa Azul, um centro especializado que visa suprir as lacunas deixadas pelo Núcleo de Atenção Terapêutica (NAT), inaugurado em Jaboatão em abril do ano passado, mas que atende menos de 10 crianças por mês.
A Casa Azul será dedicada exclusivamente ao atendimento de crianças e adolescentes com autismo, começando pela avaliação e diagnóstico precoce. Clarissa detalhou que o centro contará com uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, neurologistas, nutricionistas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e advogados, garantindo um tratamento completo e humanizado.