Meira: O metrô do Recife precisa ser recuperado e ampliado urgentemente
Em sua participação na Comissão de Trabalho da Câmara Federal, o deputado Coronel Meira (PL) reforçou o coro em favor da revitalização e ampliação do Sistema de Trens Urbanos de Recife – Metrorec, que atende os municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho.
O pronunciamento se deu em apoio a fala do também deputado federal Tulio Gadelha (Rede), que apontou os problemas no metrô pernambucano. “Depois que fui para a reserva da Polícia Militar tive a oportunidade de trabalhar na Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU e pude acompanhar, de perto, todos os problemas do Metrô do Recife. Os usuários sofrem diariamente com a superlotação dos trens, a insegurança (com os assaltos e furtos), a precariedade das redes elétricas, as constantes paralisações do serviço e a degradante estrutura física, que a cada dia, fica mais sucateada”, informou Meira.
Somado aos problemas conhecidos e ao histórico de incidentes, só neste ano, os metroviários podem paralisar o metrô pela terceira vez. Os servidores pedem melhores condições de trabalho e valorização profissional. “Precisamos urgentemente unir forças para resolver todos os problemas do Metrô do Recife, que não são poucos. Desde já, me coloco à disposição e convido todos os deputados federais de Pernambuco para que unidos, possamos encontrar soluções para resgatar a qualidade deste modal de transporte, ampliando inclusive, a malha ferroviária para atender outras cidades como Abreu e Lima e Moreno”, completou Meira.
A gestão do metrô do Recife é feita pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos-CBTU, empresa pública vinculada ao Ministério das Cidades. Possui 71 km de extensão com 37 estações, tendo duas redes eletrificadas e uma por composições a diesel transportando, em média, cerca de 161 mil passageiros/dia.
Fonte – Blog do Magno