Na Mata Sul maioria dos prefeitos já definiram seus candidatos ao Governo
Diferente de eleições anteriores, onde era possível ver candidatos a governador contar com o apoio das duas principais lideranças em alguns municípios, a eleição de 2022 caminha para um cenário bem diferente. Com cinco candidaturas competitivas ao Governo do Estado a briga por estes apoios anda muito disputada, o que dificulta unir em um só palanque forças políticas antagônicas nos municípios.
Na região da Mata Sul, em específico, quando o assunto é o apoio de prefeitos, o candidato do PSB Danilo Cabral anda levando vantagem. Por lá, dos 24 prefeitos(as) ele conta ao menos com o apoio de 13 (Água Preta, Tamandaré, Rio Formoso, São Benedito do Sul, Ribeirão, Maraial, Escada, Primavera, Pombos, Amaraji, Chã Grande, Belém de Maria e São José da Coroa Grande). Em segundo no número de apoios aparece Miguel Coelho que garantiu os prefeitos de Joaquim Nabuco, Cortês, Palmares e Xexéu.
Raquel Lyra, por sua vez, conta na região com a prefeita Dona Graça (Catende) e Alvinho Porto (Quipapá). Anderson Ferreira com o prefeito de Barreiros Carlinhos da Pedreira, e Marília Arraes recebeu recentemente a manifestação de apoio da prefeita Ridete Pellegrino de Jaqueira.
Por fim, paira muita dúvida quanto ao caminho que seguirão o prefeito Dr. Leandro (Gameleira), a prefeita Camila Machado (Sirinhaém) e o prefeito Paulo Roberto (Vitória de Santo Antão). No caso destes três a briga política local pode jogá-los não oposição, uma vez que seus respectivos adversários estão fechados com Danilo Cabral.
Vale destacar que o apoio de prefeitos ou do outro lado não é uma garantia de votação majoritária no município, no entanto, em uma eleição com cinco candidatos ao Governo, ter ao lado tal ativo é poder contar com uma estrutura municipal importante que pode fazer a diferença para garantir competitividade na disputa por uma vaga no segundo turno.
Fonte – Blog Ponto de Vista
#politicapernambucana #politica@