Notícias

No day after da PEC, líderes do PDT e do PSB vão à mesa na Prefeitura do Recife

Um almoço na Prefeitura do Recife, ontem, reuniu, os líderes do PSB e do PDT na Câmara Federal, Danilo Cabral e Wolney Queiroz, respectivamente. A convite da prefeita em exercício, Isabella de Roldão, que é do PDT, os dois dividiram a mesa na ocasião ainda com o deputado federal André Figueiredo, também do PDT, do Ceará.

O cearense desembarcou em Pernambuco para participar de audiência pública sobre a Proposta de Emenda à Constituição 383/17, de autoria de Danilo, que prevê orçamento mínimo para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O referido debate se deu na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e acabou catalisando o encontro comandado por Isabella, que encontra-se à frente da gestão por ocasião da viagem do prefeito João Campos para a COP 26, conferência mundial do clima, na Escócia.

Detalhe: o gesto a Figueiredo juntou representantes do PDT e do PSB no day after da aprovação da PEC dos precatórios, viabilizada com a ajuda de votos dos socialistas e dos pedetistas. A proposta que contou com simpatia de prefeitos e governadores é vista como um cheque em branco para reeleição do presidente Jair Bolsonaro e foi aprovada com apenas quatro votos a mais do que os 308 necessários.

Ontem, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, chegou a sinalizar um possível fechamento de questão em meio as críticas ao fato de 10 deputados, do total de 31 da bancada, terem votado a favor. A orientação do PSB foi contrária, mas a do PDT foi favorável, o que acabou gerando reação do presidenciável Ciro Gomes.

O ex-ministro anunciou, ontem, a suspensão da pré-candidatura como forma de pressionar a bancada a mudar de posição para o 2º turno. Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi chamou o movimento dos deputados federais de “erro estratégico”. Em Pernambuco, o PDT é aliado do PSB e integra a Frente Popular, mas vive, atualmente, o desafio de armar um palanque para Ciro Gomes, enquanto o PSB consolida, cada vez mais, uma reaproximação com o ex-presidente Lula e o PT.

Nesse cenário, os próximos capítulos da PEC dos precatórios, cujo 2º turno está previsto para a próxima terça-feira, pode render ainda desdobramentos na arrumação regional. A conferir.
Fonte – Folha PE

politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *