Notícias

Os fiadores nacionais dos projetos locais em outubro

Com o encontro de Danilo Cabral com o ex-presidente Lula em São Paulo e o encontro de Anderson Ferreira com o presidente Jair Bolsonaro em Brasília que selou a ida do ministro do Turismo, Gilson Machado, para o PL para ser candidato ao Senado na chapa encabeçada por Anderson a governador, o quadro eleitoral em Pernambuco começa a ficar delimitado com os fiadores nacionais de cada projeto.

Além de Lula como fiador de Danilo e Bolsonaro como fiador de Anderson, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra terá como fiador o pré-candidato tucano ao Planalto, João Doria. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, por sua vez, terá como fiador o senador Fernando Bezerra Coelho, importante expoente da política pernambucana, tendo ocupado a função de ministro da Integração Nacional do governo Dilma Rousseff, e a liderança dos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro.

A forte vinculação nacional na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas deverá criar um ambiente extremamente polarizado, hoje consolidado entre Lula e Jair Bolsonaro, mas que poderá ter surpresas na oposição, caso Raquel e Miguel consigam imprimir um discurso que fuja desta dicotomia nacional das duas maiores lideranças políticas do país.

Miguel e Raquel apostam na estadualização da campanha para quebrar o script do processo nacional, que demandará muita capacidade de convencimento para fugir desta linha já direcionada e percebida em todos os levantamentos que já foram divulgados sobre a sucessão do Planalto que atestam um cenário de polarização que irradiará também para as disputas estaduais.

Fonte – Edmar Lyra

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *