Peessebista afirma que não é momento para procurar culpados pelas tragédias provocadas por chuvas no estado
Deputado federal pelo PSB, Tadeu Alencar acha que agora não é hora de procurar culpados pelas tragédias ocorridas após as fortes chuvas registradas na última semana em Pernambuco. O peessebista, no entanto, reconhece que o poder público precisa avançar em políticas habitacionais e cobra apoio do governo federal neste sentido.
Em entrevista à Rádio Clube, nesta quarta-feira (1), o deputado lamentou o desastre ocorrido em cidades da Região Metropolitana e Zona da Mata e disse estar consternado. “É um momento que nós podemos exercer esse sentimento de ajuda, de apoio e poder compartilhar uma dificuldade enorme, o sofrimento das pessoas; isso humaniza a nossa a nossa caminhada aqui na Terra. E é muito bom ver também que nós temos gestores que têm compromisso com a população, o governador Paulo Câmara, o prefeito do Recife, os prefeitos da Região Metropolitana de maneira geral, foram para diante do problema e estão desde a semana passada envolvidos, empenhados em minimizar e mitigar o sofrimento que é muito grande.”
Na avaliação do peessebista, uma gestão sozinha não conseguirá transformar radicalmente a forma como as cidades são construídas. Apesar disso, considera fundamental repensar o atual modelo de desenvolvimento econômico, “predatório, desrespeitoso com a natureza e que provoca todos esses desastres climáticos”.
Tadeu também considera que é necessário “ter uma associação, uma articulação forte de prefeitura, governo do estado e, principalmente, do governo federal. Quando a gente diz isso, não é transferindo responsabilidade, é porque, numa federação de pires na mão como a nossa, a capacidade de investimento de estados e municípios é muito pequena e por isso é o papel do governo federal, não só do ponto de vista das suas competências mas principalmente da capacidade financeira e fiscal, de dar respostas a isso”.
O deputado criticou ainda a postura do presidente Jair Bolsonaro (PL), que ao visitar o Recife, nesta segunda-feira (30), disse que “infelizmente, essas catástrofes acontecem”. “O governo Bolsonaro não tem a compreensão da sua responsabilidade”, disparou.
Em relação às eleições deste ano, Tadeu Alencar afirmou que torce para que os três níveis de governo voltem a ser representados por pessoas solidárias, em mais uma crítica ao presidente da República. O peessebista aponta que Bolsonaro negligenciou o combate à pandemia, ameaça as instituições e a democracia e é incapaz, por isso terá dificuldade nos debates.
Fonte – Diário de PE
#politicapernambucana #politica