Pesquisa embola oposição no Recife
O levantamento divulgado nesta segunda-feira coloca a oposição em situação de dificuldade para decidir seu candidato. A delegada Patrícia Domingos, já oficializada pelo Podemos, e com 12% das intenções de voto só tem motivos para sorrir. Com elevado grau de desconhecimento do eleitor, Patrícia tem intenção de voto parecida com os demais postulantes.
Mas está em Daniel Coelho e Mendonça Filho a chave da oposição nesta disputa. Os números colocam os dois em condição de igualdade. Ambos possuem 14% de intenção de votos, enquanto Daniel tem 56% de rejeição e Mendonça 55%, a diferença é ínfima para determinar quem será o candidato.
Sem Mendonça, Daniel chega a 20%, sem Daniel, Mendonça chega a 22%, um empate técnico, que dificilmente resolve a disputa interna na oposição tradicional.
No tocante à vinculação com o presidente Jair Bolsonaro, Mendonça aparece com 32%, enquanto Daniel tem 16%. Os números já eram esperados uma vez que Mendonça é efetivamente de direita e foi o candidato a senador mais associado ao presidente em 2018, tanto que foi o mais votado do Recife.
A pesquisa não é terminativa, ela deixa muito em aberto a possibilidade de tanto Daniel quanto Mendonça serem o candidato. A pesquisa naturalmente acirra ainda mais os ânimos na oposição tradicional do Recife.
Fonte – Edmar Lyra