Notícias

Pessoas se aglomeram e tomam banho de mar na praia de Boa Viagem apesar da proibição devido à pandemia da Covid-19

A praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, ficou cheia neste domingo (12). Apesar das restrições impostas pelo poder público por causa da pandemia do novo coronavírus, a reportagem da TV Globo flagrou várias pessoas descumprindo as regras de isolamento social.

Tomar banho de mar está proibido na orla da capital pernambucana, mas muitas pessoas entraram na água. O personal João Paulo da Silva disse que não entra no mar porque tem consciência de que é preciso seguir as regras para evitar o contágio pela Covid-19.

“Quem tem noção de risco, noção de infectologia, sabe que é bom cumprir as recomendações até para a gente sair mais cedo dessa situação. Eu percebi, claro, que tinha muita gente tomando banho, muita gente sem máscara, fiscalização passava e não abordava para orientar, e a gente fica sem saber se liberou ou não a questão do banho de mar na praia”, afirmou.
O governo de Pernambuco fechou praias e parques no dia 4 de abril, quando os casos da doença começaram a crescer no estado. No dia 19 de junho, com os números estabilizados, o governo transferiu para os municípios a decisão de reabrir ou não esses locais.

A prefeitura do Recife decidiu liberar o acesso às praias apenas para a prática de esportes individuais. Ainda assim, grupos jogando bola e pessoas aglomeradas na areia foram vistos neste domingo (12) na praia de Boa Viagem. Apesar de a prefeitura proibir o consumo de comidas e bebidas na praia, teve gente fazendo piquenique.
O comércio na praia segue proibido, tanto o ambulante quanto o fixo. Os 60 quiosques de coco na orla de Boa Viagem estão fechados há mais de três meses. Jane da Silva Pereira tem uma barraca na praia e reclamou da ausência de fiscalização para quem leva cadeira e cooler para a areia.

“Praia lotada, e o governo, o prefeito, proíbe a gente de trabalhar, de colocar as cadeiras, as carroças, mas está aí, cadeira, cooler, todo mundo com bebida, ninguém com máscara”, contou.
Em todo estado, continua em vigor a determinação de usar máscara ao sair de casa. No entanto, muitas pessoas ainda se arriscam em sair sem esse item de proteção na pandemia.
Segundo o contador Jaasiel Ferreira, deveria haver uma fiscalização que orientasse a população a usar máscaras. “Eu estou tentando respeitar as regras que o governo propõe para nossa própria segurança, mas eu vejo muita gente tomando banho, sem máscaras e, tipo, deve ser conscientização de todo mundo”, disse.
A professora Juracir Santos disse estar preocupada em encontrar tanta gente na praia sem máscara. “É preocupante porque nós devemos nos cuidar. Cuidando de nós, estamos nos cuidando das pessoas que amamos, das pessoas que estão à nossa volta”, declarou.
Fonte – G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *