PP deverá manter protagonismo em Pernambuco no próximo ano
Um partido com vocação para o legislativo, o PP, que é presidido pelo deputado federal Eduardo da Fonte em Pernambuco, se prepara para mais uma eleição em que poderá ter um saldo positivo e continuar sendo um importante pilar de sustentação de quem ocupar o Palácio do Campo das Princesas.
Na disputa pela Câmara Federal, o PP poderá chegar a cinco representantes em Brasília, numa conta otimista, mas é grande a possibilidade de eleger quatro representantes, dobrando sua presença na Câmara dos Deputados, atualmente com Eduardo da Fonte e Fernando Monteiro. Tanto a deputada estadual Clarissa Tércio quanto o vice-presidente do partido, Lula da Fonte, ambos candidatos a federal, possuem grandes chances de vitória em outubro, e se houver um desempenho acima da média de todos os integrantes do partido, não se descarta a eleição da vereadora Michele Collins.
Na disputa pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, a bancada composta por dez parlamentares pretende se repetir e terá como reforço o vereador Pastor Junior Tércio, que pode suplantar a casa dos 100 mil votos, juntamente com Cleiton Collins, que tentará a reeleição. Além dos atuais parlamentares que tentarão a reeleição e de nomes com potencial de puxar votos, o PP ainda conta com novos quadros como, o ex-deputado federal Kaio Maniçoba e o vereador Chico Kiko, o que possibilitará com segurança a condição de o partido continuar a ser a segunda maior bancada na Casa Joaquim Nabuco, atrás apenas do PSB, que deverá manter sua hegemonia no legislativo estadual.
Tanto em caso de vitória de Danilo Cabral, a quem o PP está formalmente aliado, quanto em caso de um dos outros quatro nomes de oposição, todos precisarão da retaguarda progressista na Alepe e na Câmara Federal, o que deverá fazer com que o partido mantenha seu protagonismo a partir de 2023 ocupando postos relevantes e sendo um eixo de governabilidade para quem for o eleito em outubro.
Fonte. Edmar Lyra
#politicapernambucana #politica