Notícias

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e Sebrae promovem visita técnica ao Conde (PB) para fortalecer o turismo rural

Com o objetivo de inspirar e capacitar os agricultores familiares do Jaboatão dos Guararapes para o turismo rural, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae, realizou uma visita técnica ao município do Conde, na Paraíba, nesta segunda-feira (21). A iniciativa teve como foco apresentar práticas de sucesso no turismo rural, oferecendo uma imersão em experiências transformadoras de desenvolvimento comunitário e empreendedorismo sustentável.

A comitiva visitou locais emblemáticos situados em assentamentos rurais, começando pela Padaria Comunitária das Mulheres Negras do Campo, que exemplifica a força da economia solidária e o protagonismo feminino na produção de alimentos artesanais. Em seguida, o grupo conheceu o Museu Quilombola do Ipiranga, na comunidade quilombola local, um espaço que preserva e promove a história e a cultura local, incentivando o turismo cultural.

O almoço foi realizado em um tradicional restaurante rural, onde os participantes tiveram a oportunidade de provar pratos feitos com ingredientes frescos da região, destacando o potencial da gastronomia local no turismo. A visita se encerrou no primeiro shopping rural do mundo, onde funciona a fábrica de doces Tambaba, um centro que reúne produtos artesanais, gastronomia, artesanato, entre outros, conectando diretamente à família agrícola, representada por Nevinha, empreendedora reconhecida no Brasil. 

A visita técnica evidenciou como o município do Conde conseguiu transformar seus assentamentos em importantes atrativos turísticos, preservando sua identidade, gerando renda, valorizando a cultura local e promovendo o desenvolvimento sustentável. Essas boas práticas servem de inspiração para Jaboatão dos Guararapes, que busca fortalecer o turismo rural como uma estratégia de desenvolvimento econômico e inclusão social para seus agricultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *