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Prefeitura do Recife lança ferramenta digital para dar suporte obstétrico a mulheres grávidas e puérperas

A Prefeitura do Recife lança, nesta terça-feira (30), o serviço digital Atende Gestante, que promove teleassistência obstétrica para as mulheres grávidas e puérperas da capital pernambucana. A ferramenta tem como objetivo principal ampliar o acesso à saúde dessas recifenses e facilitar o esclarecimento de dúvidas a respeito do ciclo gravídico-puerperal, além de apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisões clínicas e outros processos relacionados, com o uso de recursos de telessaúde. O serviço vai funcionar de domingo a domingo e, para ser atendida, basta entrar em contato com o ConectaZap (81 – 9.9117-1407), acessar o site https://conecta.recife.pe.gov.br/ ou aplicativo do Conecta Recife. Esse é mais um serviço oferecido dentro do programa Recife Cuida, que está investindo R$ 400 milhões na rede municipal de saúde.

“A partir de hoje, passamos a contar com a ferramenta de telessaúde para as 18 mil gestantes que temos por ano no Recife, em média. Vamos garantir que todas elas possam fazer parte do atendimento e ter acesso à linha de cuidado integral da saúde da gestante, através do Conecta Recife. Sabemos que isso é muito importante porque, hoje em dia, dúvidas, insegurança, sintoma de emergência, qualquer tipo de necessidade, são tratados apenas presencialmente e isso traz um transtorno. A gente testou de forma experimental e aproximadamente 70% das demandas foram resolvidas de forma remota, o que é muito importante, porque além da qualidade do serviço, garantimos também que a nossa rede de saúde não será sobrecarregada com serviços que poderiam ser resolvidos antes de serem encaminhados ao atendimento presencial”, ressaltou o Prefeito João Campos.

Essa nova iniciativa da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife é baseada na experiência exitosa que foi o Atende em Casa, durante o enfrentamento à covid-19, influenza e monkeypox. O serviço realizou aproximadamente 200 mil atendimentos por chamada de vídeo ou telefone e quase 1,5 milhão de atendimentos via Whatsapp. Desse total, cerca de 97% dos 16 mil usuários se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço ofertado, ao responderem questionário de avaliação.

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