Próximo prefeito de Recife precisa cumprir lei e armar a guarda municipal, diz Joel da Harpa
“Se for inteligente e quiser ficar na história, o futuro prefeito deve ter como meta melhorar a segurança pública da Capital pernambucana, investindo na guarda municipal com o efetivo cumprimento da Lei 13.022/2014”. A afirmação é do Deputado Joel da Harpa sobre as eleições para a Prefeitura do Recife. O parlamentar está preocupado com o crescente aumento da violência na Veneza brasileira.
De acordo com o parlamentar, o salário dos profissionais é baixo, falta treinamento, reciclagem, equipamentos e o número de homens e mulheres é insuficiente. “A Lei existe para ser cumprida. Guardas municipais são, oficialmente, policiais municipais. Têm poder de polícia e direito a arma, sim. Não entendo o motivo de tamanha resistência em enxergar que esses profissionais têm papel fundamental nas ações contra a criminalidade. Tal atitude é um desrespeito à Nação Azul Marinho e o povo recifense”, garante o parlamentar.
Para Joel, os guardas municipais podem e devem ser incrementados pelos prefeitos inteligentes e comprometidos. É preciso reequipar a Guarda e dotá-la com condições de trabalho, realizando concurso público, reforçando o efetivo, proporcionando treinamentos diversos e fornecendo as armas. Tudo como previsto na legislação. “A guarda reforça o sistema de segurança pública e complementa o trabalho dos policiais militares. Uma parceria que vem dando resultado nas cidades que cumpriram a 13.022/2014”, conclui.
Fonte – Blog Ponto de Vista