Notícias

Qual será o caminho do PDT em Pernambuco?

O caminho do PDT na eleição de 2022 em Pernambuco segue indefinido. Comandada no estado pelo deputado federal Wolney Queiroz, e que conta ainda com o ex-prefeito caruaruense Zé Queiroz, entre outras lideranças como a vice-prefeita do Recife Isabela de Roldão, a sigla, embora faça parte da gestão do PSB no Governo do Estado e Prefeitura do Recife, não bateu o martelo em relação a se manter na Frente Popular no próximo a ano, tudo isso porque uma das prioridades do partido é garantir um palanque para o seu presidenciável Ciro Gomes, caminho antagônico ao do PSB que segue na direção de um acordo com o PT que tem Lula como candidato a presidente. No entanto não é descartada ser aberta uma exceção.

Wolney, que é conhecido pela sua capacidade de diálogo e articulação, tem trabalhado vários cenários. A adesão ao palanque do oposicionista Miguel Coelho (DEM) não é desconsiderada. Neste caso uma possível federação entre o PDT e União Brasil, sigla que surge da união entre o DEM e PSL, pode selar a aliança. Tendo como prioridade a reeleição de Wolney para deputado federal e Zé Queiroz para estadual, o PDT dependeria de uma federação para atingir o quociente eleitoral. Caso tal caminho não se viabilize, a participação de um deles em uma chapa majoritária e a migração do outro para outra sigla com o objetivo de concorrer à reeleição, pode ser o direção adotada. O presidente estadual do PDT, em entrevista recente ao JC, não descartou uma aliança com Miguel Coelho e também chegou admitir caminhar com a Frente Popular em um palanque presidencial duplo. Neste caso um integrante do PDT na chapa majoritária representaria o apoio a Ciro. Nos bastidores cresce rumores de que o próprio Wolney poderia concorrer na condição de candidato a vice-governador, enquanto que Zé Queiroz disputaria a reeleição pelo PSB.

Não bastasse a expressão ideológica centro -esquerda que carregam, Wolney e Zé Queiroz também reúnem uma representatividade política/geográfica importante por conta de Caruaru. Por esta razão a cotação do PDT segue em alta. A definição da dupla possui um peso significativo no tabuleiro político pernambucano.
Fonte – Blog Ponto de Vista

politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *