Notícias

Quase 40 mil pessoas ainda estão fora de casa após as tempestades que atingiram Pernambuco

Quase 40 mil moradores de Pernambuco ainda estão fora de casa após as tempestades que atingiram áreas do estado, no fim de maio e começo de junho. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil (Codecipe), há 7.081 pessoas em abrigos e 32.301 nas residências de parentes e vizinhos.

O balanço da Codecipe mais recente foi divulgado na sexta (10) e confirmado nesta segunda (13). Os temporais também deixaram 129 mortos e 37 cidades em situação de emergência.

Nesta segunda (13), moradores da Lagoa Encantada, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, protestaram e cobraram o auxílio financeiro prometido pelo governo de Pernambuco e pela prefeitura do Recife.

Na quinta (9), o governo instituiu o pagamento de R$ 1,5 mil a desabrigados e desalojados que vivem em situação de extrema pobreza e uma pensão vitalícia de um salário mínimo a dependentes de pessoas que morreram na tragédia.

Também foram promulgadas no Recife duas leis municipais que instituem auxílios para quem perdeu as casas ou móveis e outros pertences nas chuvas.

No protesto, os moradores de Lagoa Encantada cobraram também ações definitivas para dar segurança a quem vive nos morros (veja vídeo acima).

O carteiro Carlos Assunção mora em uma área de risco e chegou a sair de casa, mas não tinha onde ficar e voltou, mesmo com medo.

“Quando tiver chovendo, segundo a Defesa Civil, não é bom ficar. Que pode haver deslizamento de barreira. Espero que o poder público olhe para a gente. Há 35 anos, eu moro aqui e só tem promessa de fazer os muros de proteção às barreiras e até agora nada”, afirmou.

Fonte – G1

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *