Raquel diz que assinatura para solução dos prédios-caixão é histórico para o estado
Na tarde desta terça-feira (11), a governadora Raquel Lyra (PSDB) esteve ao lado do presidente Lula (PT) em Brasília onde foi assinado um acordo para solução dos prédios-caixão em Pernambuco.
Com o acerto, a Caixa Econômica Federal irá disponibilizar para o estado cerca de R$1,7 bilhão para garantir indenização aos proprietários desses prédios.
Além da Governadora, assinaram o acordo-base o advogado-geral da União, Jorge Messias, além de representantes da Caixa Econômica Federal (administradora e representante judicial do FCVS), da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), do Ministério Público Federal em Pernambuco e do Ministério Público do Estado de Pernambuco.
Raquel falou sobre esse acordo feito com o governo federal.
“Quando chegamos ao Governo de Pernambuco, prontamente buscamos ser solução para o problema dos prédios-caixão do Grande Recife. A partir de um trabalho árduo, feito a muitas mãos, conseguimos que houvesse uma grande concertação para que os recursos do FCVS fossem disponibilizados para a indenização dos mutuários desse tipo de imóvel em até cento e vinte mil reais. Além disso, quem está ocupando esses prédios receberá auxílio-moradia do Estado, será inscrito em programas habitacionais federais e estaduais e os edifícios serão demolidos pela seguradora. Este é um momento histórico e diz respeito à preservação de vidas. Pernambuco está em festa e agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar para tornar realidade aquilo que foi acordado”, afirmou a governadora Raquel Lyra.