Notícias

Recife tem protesto contra suspensão do piso salarial da enfermagem

Enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde realizam um protesto no Recife, nesta quarta-feira (21). Os manifestantes são contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a lei que criou o piso salarial da enfermagem (entenda mais sobre a decisão abaixo).

A norma aprovada pelo Congresso fixou o piso em R$ 4.750, para os setores público e privado. O valor ainda serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).

Os manifestantes começaram a chegar por volta das 8h à Praça do Derby, na área central da capital pernambucana, de onde saíram em caminhada por volta das 10h. A Avenida Agamenon Magalhães foi fechada no sentido Boa Viagem, complicando o trânsito.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), informou que está monitorando a ação dos manifestantes e orientando motoristas. Por volta das 10h, a orientação era seguir pela Rua Joaquim Nabuco, evitando a avenida e contornando pelo Quartel do Derby.

No dia 9 de setembro, enfermeiros e técnicos de enfermagem também realizaram um protesto na capital pernambucana para pedir o pagamento do piso.

O Fórum Nacional da Enfermagem convocou uma paralisação para esta quarta. O g1 entrou em contato com as secretarias de Saúde do estado e do Recife para saber se houve impacto nos serviços, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Fonte – G1

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *