Notícias

Secretaria de Saúde de Pernambuco divulga mais três novos possíveis casos suspeitos de coronavírus

Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (27), três novos possíveis casos suspeitos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Agora, são cinco notificações sob investigação. Um dos registros anteriores teve um diagnóstico positivo para Influenza-B e foi descartado. Três dos casos já registrados foram reconhecidos como suspeitos pelo Ministério da Saúde.

Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu para os três casos notificados nesta quinta. No Brasil, são 132 casos do tipo. O primeiro registro em Pernambuco ocorreu na terça-feira (25). Dois novos foram registrados na quarta-feira (26).
Os dados foram divulgados durante coletiva realizada na sede da Secretaria Estadual de Saúde, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife. Segundo a pasta, os três novos casos não foram notificados pelo estado a tempo de serem avaliados pelo Ministério da Saúde.

O secretário estadual de saúde, André Longo, informou que o único caso a ser descartado foi o de um homem de 41 anos, morador do Recife, com histórico de viagem para a Itália e França. Ele chegou a Pernambuco no dia 12 de fevereiro. O caso foi notificado na quarta-feira (26).

“Acabamos de receber a informação que o caso do homem internado no Hospital Santa Joana deu positivo para Influenza-B. Isso afasta a suspeita de coronavírus, o primeiro caso descartado para o Covid-19. Os demais casos, seguem pendentes”, declarou.

Os outros cinco pacientes com casos notificados, em Pernambuco, estão internados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no bairro de Santo Amaro, Centro do Recife. A unidade é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas

“É de se esperar que tenhamos novos casos, porque o fluxo de brasileiros e turistas dessa região europeia incluída como local de transmissão no dia 24 é muito grande. A grande maioria será descartada, porque influenza ainda é um problema muito maior que coronavírus. De dez 2019 até fevereiro de 2020, a influenza vitimou mais de 38 mil pessoas no mundo. O coronavírus vitimou algo perto de três mil pessoas”, afirmou.
De acordo com o médico Demétrius Montenegro, chefe do setor de infectologia do HUOC, todos os casos notificados têm sintomas semelhantes. O primeiro caso suspeito é de uma mulher que mora em Caruaru, que veio da Itália na terça-feira (25). Ela teve resultado negativo para influenza e ainda segue sob investigação.
“Ela está praticamente assintomática, muito bem e, como qualquer um estaria, está doida para ir para casa. Há dois casos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas eles estão clinicamente bem. Tiveram apenas desconfortos respiratórios e, por causa disso, achamos melhor manter uma vigilância mais detida”, afirmou o médico.
Fonte – G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *