Situação pega fogo em Tamandaré após últimos acontecimentos
Clima tenso na cidade de Tamandaré-PE. Depois de inúmeros escândalos de corrupção na Prefeitura e a visita da Draco (Departamento de Repressão ao crime organizado da Polícia Civil de PE), CGU (Controladoria Geral da União), Receita Federal, Polícia Federal, MPF, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público, o cerco se afunila cada vez mais com a possível prisão e afastamento do Prefeito Sérgio Hacker Corte Real (PSB), que é casado com Sarí Mariana Costa Gaspar Corte Real, que foi denunciada à Justiça pelo Ministério Público de Pernambuco, pelo crime de abandono de incapaz com resultado morte, caso que ganhou repercussão mundial e grande clamor social por justiça ao menino Miguel. Sérgio é investigado por várias práticas criminosas contra a administração pública, com suspeitas de enriquecimento ilícito através de funcionários fantasmas, dentre eles, a mãe e avó de Miguel, vítima de sua esposa e que recebiam seus salários pela Prefeitura de Tamandaré, onde parte do salário era pago pela Prefeitura e outra parte pela verba do FUNDEB, quer deveria ser destinada exclusivamente pra educação e foi desviada para tal prática delituosa segundo denúncia do MPPE que encaminhou ao TJPE, que decretou o bloqueio de parte dos bens do Prefeito, que também é acusado de abrigar dezenas de funcionários fantasmas em sua gestão. Vale ressaltar o conflito de competências nessas investigações, já que existem crimes investigados pela Draco e crimes investigados pela PF, já que na própria denúncia do MPPE, se constata que houve desvio de verba federal do FUNDEB. Um emaranhado de crimes contra a administração pública, seja em âmbito municipal, estadual e federal. Não obstante a tudo isso, o empresário Marcos Vilar, pré-candidato pelo PP à Prefeitura de Tamandaré, foi preso na manhã desta quarta-feira (22/07/2020) pela Polícia Civil de Pernambuco, acusado de supostamente chefiar um esquema de contrabando de cigarros. As investigações que resultaram na chamada Operação Praia Limpa tiveram início em fevereiro deste ano.
No total, cinco pessoas envolvidas na atividade criminosa foram presas, além da apreensão de uma carga ilegal avaliada em aproximadamente R$ 1,2 milhões e uma quantia em espécie.
Foram recolhidos também um revólver Rossi calibre 38, seis munições calibre 38, um Fuzil plataforma Arma Lite, calibre 5.56, 60 munições calibre 5.56, um carregador com capacidade para 20 munições, uma Pistola Taurus modelo 24/7, calibre 40, com numeração suprimida, dois carregadores 24/7, 24 munições calibre 40, além de quatro passaportes, sete celulares, três motocicletas, uma embarcação de médio porte, um trator Valtra 1280, três caminhões e um veículo Fiat Palio.
No meio desse turbilhão de operações policiais, apuramos que o atual Vice-prefeito Raimundo Nonato (Mundinho Júnior) do PTB e o pré-candidato à Prefeitura de Tamandaré pelo Republicanos, Isaías Honorato (Carrapicho), políticos populares e de origem humilde, vem sofrendo ameaças de atentados contra a vida, integridade física e até possíveis complôs na tentativa de manchar suas reputações.
Segundo o Vice-Prefeito e o pré-candidato, estão armando uma “arapuca” contra os mesmos, já que ambos são os únicos que possuem uma imagem limpa junto à população do município. Também ressaltam que são vítimas da opressão econômica dos adversários, que tentam de toda forma criar narrativas para os colocarem no mesmo patamar de sujeira e corrupção dos supracitados, contudo até hoje sem sucesso.
O Vice-prefeito chegou a sofrer um grave atentado ainda nessa gestão, quando teve sua casa invadida e queimada, coincidentemente após romper com o atual Prefeito no início da gestão e externar críticas por inúmeras irregularidades. As investigações até hoje não apontaram os culpados e agora o clima de insegurança toma conta da cidade, já que a sensação de impunidade é notória na região. Ambos estão acionando seus advogados para pedirem as autoridades proteção de vida para eles e seus familiares.
Fonte – Edmar Lyra