Só assim para João ter o apoio do PT no Recife
Após declarações do deputado estadual João Paulo de que não sabe informar qual o direcionamento do partido no ano que vem na eleição municipal, alguns setores da própria legenda passaram a conversar publicamente sobre o destino do PT na eleição do Recife. Não existe nada de outro mundo e todos sabem: o PT do Recife quer mesmo caminhar ao lado de João Campos (um desejo que já vem sendo alimentado desde o ano de 2020. Naquela época mesmo a direção nacional da legenda decidindo pela candidatura de Marília, o partido no Recife praticamente não acompanhou a decisão. Muitos fizeram campanha em off para João Campos contra Marília).
O fato é que em 2020, a candidatura de Marília a Prefeitura do Recife sofreu uma oposição não apenas do PT no Recife, mas o partido no estado também não quis ir investir na sua candidata. Apenas quando os discursos se tornaram pesados demais (algo natural na política) é o que o PT passou a defender com unhas e dentes o seu legado no Recife. Vale lembrar que foi um legado que não foi defendido nem pela própria Marília que evitou durante grande parte do primeiro turno usar a cor vermelha (optou pelo rosa) e a estrela do partido também ficou escondida. Durante o início daquela campanha, Marília evitou falar de Dilma, Lula e do PT, para atrair no segundo turno o eleitorado de centro-direita. Foi justamente este eleitorado que elegeu João Campos.
Agora, com a articulação de João Campos para a eleição de 2024 e números favoráveis para o prefeito, o PT está vendo que se não tomar cuidado ficará não apenas engolido em 2024, mas também em 2026. A cada dia o prefeito vai ficando ainda mais fortalecido e quem opta pela oposição a tendência é caminhar ou para o nome a ser indicado por Raquel Lyra ou para Gilson Machado que pretende defender o voto de direita na capital.
Sem espaço e sem nomes competitivos, resta ao PT lutar pela vaga de vice de João Campos. E nesta luta, o PT de Pernambuco conta com o apoio do PT nacional, muito embora o partido em Recife decida pelo apoio ao prefeito independente de quem seja o nome. Sabem muito bem que indicando o vice, deixam João no mínimo “tímido” para uma eleição ao Governo de Pernambuco.
Fonte – Blog Silvinho Silva