Teresa terá uma grande responsabilidade no Senado Federal
Pernambuco sempre teve nacionalmente um papel de destaque na política. Nomes políticos daqui de nosso estado sempre tiveram suas vozes ouvidas independente da posição ideológica. Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos, Marco Maciel, Eduardo Campos, Fernando Bezerra Coelho, Armando Monteiro, Humberto Costa, sempre participaram ativamente da política nacional não apenas engrandecendo os seus nomes, mas também colocando Pernambuco como destaque. Agora, iniciamos um novo momento em nossa terra. Desta vez sob o comando de mulheres.
O papel e a desenvoltura de Teresa Leitão, primeira mulher eleita para representar Pernambuco no Senado já coloca sobre ela uma grande responsabilidade. A petista assume um papel de aliada do futuro governo federal mas independente disso, Teresa tem como através de seu trabalho em defesa da educação conseguir liderar esse novo processo e liderança entregue às mulheres pernambucanas. O desafio é gigante tendo em vista que Teresa chega em uma Casa que terá a maioria de seus representantes em campo oposto ao seu. Só a título de exemplo podemos citar o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro que venceu a disputa pelo Senado no Paraná. Embora esteja com seu mandato sofrendo questionamentos judiciais, Sérgio Moro deve assumir e cumprir o que ele mesmo já anunciou: um papel de oposição ferrenha ao PT.
Teremos então grandes embates também com o Senador Humberto Costa que já comunicou a Lula que pretende articular a defesa do Governo naquela Casa que terá um cenário bem mais complicado. A senadora eleita assumirá uma cadeira com uma vantagem para o seu partido e o seu campo ideológico que era ocupada por Fernando Bezerra Coelho, opositor do PT nacionalmente.
Na província, Teresa Leitão terá um trabalho de aglutinar o seu trabalho legislativo sendo um elo entre a governadora eleita Raquel Lyra, os prefeitos e o Governo Federal. Algo que Fernando Bezerra Coelho sabia fazer era dialogar em busca de destinar recursos não apenas para Pernambuco como para os municípios pernambucanos. Esta intenção (de ajudar os municípios) foi um compromisso assumido na campanha eleitoral. É um grande desafio e responsabilidade que Teresa terá como primeira senadora eleita por Pernambuco.
Fonte – Blog Silvinho Silva
#politicapernambucana #politica