Notícias

Vitória inicia educação em tempo integral

A manhã desta quinta-feira (27) marcou uma virada de chave na Rede Municipal de Ensino da Vitória de Santo Antão. Isso porque foi anunciado oficialmente o programa Fortalecendo Aprendizagens, voltado para o ensino em tempo integral nas escolas vitorienses. O ato inaugural ocorreu na quadra do Colégio 03 de Agosto e contou com a presença de pais e alunos, professores, gestores de educação, lideranças políticas e sociais.

Em caráter inédito, o sistema objetiva fortalecer o processo de aprendizagem e o desempenho dos alunos dos 5º e 9º anos através de uma grade curricular baseada no Censo Escolar, sendo composta por Língua Portuguesa e Matemática, Esporte e Lazer, Projeto de Vida e Empreendedorismo, Arte e Cultura, Tecnologias Educacionais e Inglês. O Fortalecendo Aprendizagens, além do Colégio 03 de Agosto, na área central, já foi iniciado nas escolas Manoel Domingos, na comunidade do Outeiro; Ana Maria Alves Gomes, no Loteamento Conceição II; e Santo Yves, no Cajueiro.
A coordenadora do programa, Clara Miranda, destacou que as aulas do projeto piloto nesses moldes tiveram início no mês de junho e funciona no formato de contraturno. “O aluno que estuda pela manhã no horário convencional, por exemplo, fica à tarde das 13h às 16h40, enquanto quem estuda pela tarde, fica no horário das 7h30 às 11h20. É uma tarefa desafiadora, porém, motivadora”, explicou.

Segundo Waleska Barros, secretária executiva de Educação, a perspectiva é conseguir alcançar mais de dois mil alunos nos próximos meses. Ainda de acordo com ela, o intuito é atender a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) sobre o ensino em tempo integral, que tem como finalidade agraciar no mínimo 50% das escolas da rede pública. Neste primeiro momento, em Vitória, estão sendo contempladas 11 turmas e 270 estudantes.

As salas de aula desse novo modelo de ensino foram repaginadas para propiciar uma permanência confortável aos alunos. Os espaços foram organizados com novas bancas e cadeiras, receberam televisão, ar-condicionado, pintura e também contam com jovens monitores para auxiliar no reforço escolar. “Estamos vivendo uma nova era na educação de nossa cidade. Isso é a chave para mudar a vida das pessoas, pois só os livros e as salas de aula nos fazem pensar diferente. Isso tudo é só o começo”, comemorou o secretário de Educação, Carmelo Souza.
Fonte – Edmar Lyra

politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *