CPRH multa Prefeitura de Ipojuca em R$ 50 mil por vazamento de esgoto na praia de Porto de Galinhas
Pela segunda vez consecutiva, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) aplica multa á Prefeitura Municipal de Ipojuca, no Litoral Sul, pelo lançamento de esgoto sem tratamento, na areia da praia de Porto de Galinhas. Desta vez, a multa foi de R$ 50 mil.
De acordo com o diretor de Controle de Fontes Poluidoras da CPRH, Eduardo Elvino, a referida infração ambiental está prevista na Lei Estadual nº 14.249/2010. Segundo Elvino, o esgoto bruto, proveniente da rede coletora operada pela prefeitura, extravasou para o sistema de drenagem de águas pluviais. Isso porque, a prefeitura opera um sistema de esgotamento sanitário precário.
Mesmo sofrendo penalidades, o governo municipal não resolveu o problema e a mesma infração foi constatada pela fiscalização da CPRH na segunda-feira (1º).
Importante frisar que o problema em Porto de Galinhas está relacionado ao crescimento desordenado da localidade, assim como a falta de investimento em infraestrutura de esgotamento sanitário. Com isso os problemas ambientais ficam mais visíveis prejudicando toda uma cadeia social e econômica. É necessário que haja investimento maciço em sistemas de esgotamento sanitário e de drenagem visando corrigir a defasagem existente na localidade.
Resposta
A Prefeitura do Ipojuca informa que até, às 12h, desta quarta-feira (03/03/2021) não recebeu nenhuma notificação do CPRH.
Fonte – Portal de Prefeitura