João Campos acompanha obras do Programa Parceria em áreas de morro da Zona Norte do Recife
Joana Maria Gomes viveu os últimos 42 de seus 71 anos no alto de uma barreira localizada no bairro do Brejo da Guabiraba, na Zona Norte do Recife. Todos os anos, a chegada do inverno era acompanhada de medo e apreensão. Mas agora ela e os demais moradores do entorno da Rua Santa Brígida podem respirar aliviados. A localidade foi uma das beneficiadas pelo Programa Parceria, que garante mais segurança para moradores de áreas de morro da cidade. A obra, já finalizada, foi visitada pelo prefeito João Campos nesta segunda-feira (26).
“A gente está aqui no Brejo da Guabiraba visitando mais uma ação entregue da prefeitura, uma obra do Programa Parceria que aqui beneficia as famílias. A gente pôde conversar com os moradores e assinar o termo de conclusão da obra e ver como é importante um trabalho de solidariedade, com a parceria com toda a comunidade”, defendeu João Campos. O prefeito reforçou que a ampliação do programa de parcerias é um compromisso da gestão. “Esta obra aqui está inaugurada, pronta. Uma ação como essa a gente vai levar para os quatro cantos do Recife, com a nossa Defesa Civil sempre ativa, atuante e salvando vidas.”
A intervenção em alvenaria armada teve investimento de mais de R$ 31 mil e faz parte da Ação Inverno 2021, que irá investir mais de R$ 96,6 milhões ações como contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, limpeza de canais e colocação de lonas plásticas e eliminação de pontos de alagamento na cidade. Joana, que sonhava em ver a obra pronta, agora tem motivos para comemorar. “A casa estava bem na beirinha, pensei que quando chegasse o próximo inverno ela iria cair, mas Deus é bom demais e nos deu essa obra aqui, feita pelos moradores e pela prefeitura. Agora estou segura.”
Pedreiro e comerciante, José Eronildes, 59, foi quem botou a mão na massa para concluir as obras da Rua Santa Brígida. “É uma parceria que funciona. A prefeitura com o material, a gente com a mão de obra. Basta que as pessoas tenham vontade de fazer acontecer”, defende.
Fonte – Edmar Lyra