PE recebe mais 46,8 mil doses da Pfizer para vacinar grávidas e pessoas com doenças pré-existentes
O segundo lote de vacinas da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 chegou a Pernambuco, nesta segunda-feira (10). As 46.800 doses do imunizante foram desembarcadas em sete caixas térmicas no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na zona Sul do Recife, às 20h45.
As vacinas serão usadas como primeira dose para pessoas com doenças pré-existentes, incluindo grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto). A imunização desse grupos ocorrerá em Olinda, Jaboatão dos Guararapes e no Recife.
As unidades foram levadas para acondicionamento no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para distribuição. Por orientação do Ministério da Saúde, a segunda dose deve ser feita três meses após a primeira.
Este é o segundo lote de vacinas da Pfizer encaminhado ao estado pelo Ministério da Saúde (MS). O primeiro chegou na segunda-feira (3), com 17.550 doses.
O imunizante está sendo armazenado no Programa Estadual de Imunização em freezers específicos, que mantêm as vacinas na temperatura correta, entre -25°C e -15°C, podendo permanecer assim por até duas semanas.
Pelas especificações técnicas do fabricante, as doses ficarão entre as três cidades do Grande Recife, conforme pactuado anteriormente com o governo federal, estado e municípios.
Elas devem manter o imunizante guardado em temperatura entre 2° C e 8° C, mas somente por, no máximo, cinco dias.
Após aberto o frasco, o prazo para utilização de todo o conteúdo, com seis doses, é de seis horas. As novas doses serão distribuídas a partir da manhã de terça (11), segundo o governo.
Fonte – G1