Vereadores irão apresentar projeto cultural para Petrolina
Os vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara Municipal de Petrolina irão apresentar um projeto de lei para instituir o Registro Vivo do Patrimônio Vivo da cidade. Além da presidente de Comissão, a vereadora Maria Elena, o relator Diogo Silva, o secretário José Josinaldo e o suplente Antônio Marcos, o vereador Rodrigo Araújo também irá participar do projeto.
Maria Elena disse que já existe a lei estadual que presta essa homenagem, inclusive para a Dama do Barro, Ana das Carrancas, mas faltava que os municípios instituíssem as suas próprias leis. A vereadora ainda lembrou que quando escritor Ariano Suassuna esteve em Petrolina, ele foi o padrinho do Samba de Véio da Ilha do Massangano. Diante disso, Elena tinha se comprometido com Ariano, de que faria uma lei para torná-lo Patrimônio Vivo, como também havia prometido a então vereadora Raimunda Sol Posto (in memorian).
O vereador Marquinhos Amorim pediu para que fossem incluídas no texto do projeto homenagens na área política para pessoas com relevantes serviços prestados ao município, e que ainda estão vivas, como Diniz Cavalcante (que vereador, prefeito, vice-prefeito e deputado estadual, idealizador e construtor de diversas obras estruturais de Petrolina). A presidente da Comissão disse que, antes de dar entrada no PL, irá promover um amplo debate com a sociedade.
Fonte – Carlos Britto