Lula Tôrres leva mais um banho de água fria do Palácio Jaime Nejaim
O vereador Lula Tôrres (PSDB) levou uma nova rasteira do Palácio Jaime Nejaim, nesta terça-feira (05). Em um texto enviado à imprensa no fim da manhã, o parlamentar anunciou que apresentaria, na sessão das 16h, um requerimento solicitando que a Prefeitura utilizasse o valor de R$ 200 mil em emenda parlamentar recebido pelo município, para promover uma nova rodada do Bem São João para profissionais que trabalham na festa.
Só que a gestão não esperou nem que a matéria fosse apresentada. Antes do horário da sessão, o município divulgou uma nota anunciando que enviaria à Câmara Municipal um Projeto de Lei Suplementar para pagar uma nova parcela do benefício, fazendo com que a proposta de Lula, que seria apresentada no fim da tarde e votada na próxima quinta-feira (07), perdesse sentido.
Mas não foi a primeira vez que uma situação como essa, com o mesmo enredo e os mesmos personagens, aconteceu em Caruaru. Ainda no primeiro semestre, quando não havia previsão de pagamento de auxílio para os trabalhadores do São João, Lula convocou para 1º de junho uma audiência pública sobre o assunto, com a presença de deputados federais e estaduais, ocasião onde Tony Gel (MDB) anunciou a destinação da emenda de R$ 200 mil utilizada para esta nova rodada do benefício. Parecido com o que aconteceu hoje (05), um dia antes da audiência, em 31 de maio, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) divulgou um vídeo nas redes sociais lançando o Bem São João, o que foi um banho de água fria no debate promovido pelo tucano.
Ex-aliado de primeira ordem do Palácio Jaime Nejaim na legislatura passada, Lula foi ganhando espaço e confiança do governo municipal. Entretanto, a relação foi se dissolvendo ainda antes do pleito de 2020, mas foi na eleição da Mesa Diretora que a relação azedou de vez.
Por sua fidelidade à prefeita Raquel Lyra, Lula Tôrres esperava receber seu apoio para recondução à Presidência da Câmara, mas não foi isso que aconteceu. O ex-líder da situação, Bruno Lambreta (PSDB), foi o nome escolhido pela gestora para o biênio 2021-2022. Com isso, o ex-presidente da Casa foi fritado e por 17 votos a 6 perdeu a eleição.
Os sucessivos golpes enfraqueceram a imagem de Lula no Legislativo de Caruaru. Ele, que foi eleito oito vezes para vereador e gozava dos privilégios proporcionados pela presidência e a aliança com o governo municipal, atualmente é reduzido a apenas mais um entre os 23.
Fonte – Blog Cenário