Proposta de implantação de telas de contenção para evitar ataques de tubarão é apresentada em reunião em Fernando de Noronha
A implantação de telas de contenção para evitar ataques de tubarões foi apresentada como uma das alternativas que podem ser utilizadas em Fernando de Noronha. A sugestão foi discutida durante a reunião do Conselho Gestor do Parque Nacional Marinho e Área de Proteção Ambiental, realizada na quarta-feira (9).
O encontro foi coordenado pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e contou com a participação de representantes do governo do estado, de entidades ambientalistas e do setor do turismo.
O assunto entrou em pauta depois do ataque de tubarão a uma menina de 8 anos na Praia do Sueste, que ocorreu no dia 28 de janeiro. Segundo o Hospital Português, que atendeu a garota no Recife, a menina chamada Nicole teve uma das pernas amputada.
A possibilidade de implantação das telas de contenção foi anunciada pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e pelo presidente do ICMBio, Marcos Castro Simanovic, durante uma visita a Fernando de Noronha no dia 24 de fevereiro.
“As telas de contenção, em geral, foram uma ideia bem aceita na perspectiva de que temos que testar as diversas possibilidades”, afirmou a chefe do ICMBio em Fernando de Noronha, Cristina Guaitanele.
Ela contou, ainda, que o instituto vai contratar uma pesquisadora indicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para permanecer em Noronha por quatro meses e auxiliar o ICMBio a decidir as medidas a serem implantadas. A especialista deve chegar à ilha no dia 19 de março, segundo Carla Guaitanele.
A Praia do Sueste está fechada para mergulho e banho desde o final de janeiro de 2022. A chefe do ICMBio disse que a reabertura do Sueste e as condições de uso do local vão ser discutidas com os condutores de visitantes.
Fonte – G1
#politicapernambucana #politica