Deputado diz que tese do andor não vai salvar candidato do PSB
O deputado estadual Álvaro Porto avalia que, este ano, a “tese do andor”, pela qual “importa menos o santo, mas quem carrega o andor” não deve vingar para o PSB de Pernambuco. Isso porque pesquisas eleitorais começam a mostrar que a transferência de votos do ex-presidente Lula não será automática nas disputas estaduais.
Ele cita o caso da Bahia, onde levantamento do Instituto Opnus, divulgado ontem, aponta que, enquanto Lula aparece com 54% da preferência para a corrida presidencial, o pré-candidato do PT ao governo do estado, Jerônimo Rodrigues, soma apenas 6% das intenções de voto. Ao mesmo tempo, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) chega a 65%. “Há uma clara desvinculação de votos. O mesmo eleitor que anuncia que votará em Lula não vai votar no candidato do ex-presidente, mas em outro”, diz.
Segundo ele, aqui em Pernambuco, o candidato arranjado de última hora pelo PSB tenta subir no andor de Lula, apostando na transferência de votos e na federalização da eleição. “No entanto, o PSB esquece que o andor aqui em Pernambuco está quebrado, com Paulo Câmara como o pior governador da história do nosso estado, e que o candidato não vai poder esconder quem inventou sua candidatura nem seus apoiadores”, afirma.
De acordo com o deputado, a estratégia de esconder sob as asas da popularidade de Lula não vai adiantar porque os tempos são outros e a configuração do voto também. “O eleitor está cansado deste grupo que comanda o Estado e já dá sinais de que o voto não será casado ou federalizado. O eleitor demonstra que vai distinguir bem o que quer para Pernambuco. E qual o melhor nome para governar o estado”, salienta.
Fonte – Blog do Magno
#politicapernambucana #politica