Prefeita Celia Sales é cobrada por universitários que denunciam superlotação em transporte fornecido pela gestão municipal
Apoio aos estudantes universitários, oportunidades de estágio, novos ônibus e ampliação da frota… essas foram alguns dos compromissos assumidos durante o período eleitoral, ainda no seu primeiro mandato da prefeita Célia Sales (PTB). Porém, estudantes de Ipojuca que utilizam o transporte fornecido pela Prefeitura, denunciam a desorganização e a superlotação nos ônibus que levam os alunos para as faculdades na capital e em outras cidades da Região Metropolitana. ⠀
A reportagem do Portal de Prefeitura conversou com uma usuária do transporte público universitário de Ipojuca que não quis se identificar. A estudante relatou uma série de problemas em relação ao serviço e a situação que os jovens estão sendo submetidos diariamente, isso para ter o direito de estudar.
“São ônibus velhos, que muitas vezes têm pingueiras dentro molhando os alunos, ar-condicionado quebrado, sem cinto de segurança para a gente se manter mais confortável e seguro, sem se falar da superlotação (…) os ônibus estão superlotados”, reclama a estudante.
Ainda durante a conversa, a usuária destaca que parte dos estudantes que usam o transporte público universitário de Ipojuca trabalham durante um determinado turno e estudam em outro horário, logo, ficam mais desgastados quando se deparam com um serviço precário de transporte.
“Já temos um percurso longo, engarrafado…queremos descansar, sentar, mas não tem isso porque os ônibus vêm superlotados, temos que ir em pé, no calor”.
Ela revelou ainda que sofrem represália quando procuram a Prefeitura de Ipojuca para tratar sobre os problemas do serviço.
“Se a gente for na secretaria de transporte universitário reclamar da situação, eles acabam dizendo: “Vocês têm que agradecer a Deus porque tem transporte, porque muitas cidades nem isso tem”, diz a aluna, “é isso que a gente escuta”, desabafa.
Por fim, a estudante explicou que a cada semestre é realizado um recadastramento de alunos matriculados em universidades e cursos técnicos, que precisam usar o transporte. Mas que mesmo assim, sabendo do quantitativo de usuários, a Prefeitura não disponibiliza uma frota de ônibus suficiente para evitar a superlotação.
Fonte – Portal de Prefeitura
#politicapernambucana #politica