Notícias

Marília faz Raquel murchar mais cedo do que a tucana imaginava

Uma pesquisa eleitoral é mais que a soma do desejo dos eleitores transformado em números. É a análise que aponta como pode terminar uma corrida de muitas voltas. E a pesquisa deste início de pré-campanha mostra que a entrada de Marília Arraes no cenário eleitoral para o Governo de Pernambuco claramente sacode dois palanques. Um óbvio e o outro nem tanto.

Basta olhar com lupa para os números divulgados nesta segunda pelo instituto Paraná Pesquisas, para entender que a semana começa confirmando que os dirigentes do PSB vão continuar perdendo o sono por causa da ex-petista Marília Arraes. Com a atual candidata pelo Solidariedade no páreo, Danilo foi parar na casa dos concorrentes com 1 digito: despencou de 11,9% para 7,1%, se compararmos os dados do último levantamento feito pelo instituto, em março de 2022.

Mas não é só a Frente Popular que tem motivos para suar ao analisar os dados. Marília está derretendo os números de Raquel Lyra. Em menos de dois meses, a ex-prefeita de Caruaru perdeu quase 10 pontos percentuais. Liderava em março, com 25,8%, e agora está com 16%. Nesta intensidade e velocidade, pode ser que a tucana encontre dificuldades para manter a segunda posição no ranking da disputa.

Outros concorrentes, como Miguel Coelho, por exemplo, sentiram menos o impacto da chegada de Marília. O ex-prefeito de Petrolina estabilizou e teve uma variação dentro da margem de erro, passando de 15,6%, no levantamento anterior, para 13,6%. Os dados do Paraná Pesquisas revelam também que Anderson Ferreira ainda não conseguiu capturar os votos do eleitorado bolsonarista em Pernambuco. Mesmo explicitando o palanque do presidente, o ex-prefeito de Jaboatão se mexeu para baixo. Tinha 13,6% em março e agora apresenta 12,1%.

Independente dos percentuais dos candidatos, outro ponto importante que pode ser analisado no ranking do Paraná Pesquisas é o tamanho da nostalgia que o eleitor sente de um Pernambuco da década passada. Depois de oito anos de Paulo Câmara no poder e dezesseis do PSB sentado no Palácio do Campo da Princesas, o índice dos principais candidatos da oposição soma mais de 70% da intenção de votos. Percentual de uma magnitude tão gritante que, seguramente, a saudade de um Pernambuco forte virou a conselheira do eleitor nas eleições de 22.

Fonte – Blog do Magno 

#politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *