Média móvel de casos de Covid sobe 75% em duas semanas em PE
A média móvel de casos confirmados do novo coronavírus subiu 75% nas últimas duas semanas, em Pernambuco. No dia 2 de junho, a média móvel era de 573 casos diários. Nesta quarta (15), chegou a 1.004 casos diários .
Foram confirmados somente nesta quarta (15) 1.557 casos da doença. O número é o maior desde o dia 13 de abril, quando houve 1.669 notificações. No mês de junho, 863 casos têm sido registrados, em média, por dia.
A maioria dos novos infectados tem a forma leve da doença. Dos novos casos confirmados nesta quarta-feira, 11 são graves e 1.546 são leves.
O aumento dos casos de Covid-19 no estado também é notado nos índices diários e no aumento da procura por testes. Os pontos de testagem do Recife voltaram a ter longas filas de pessoas com sintomas gripais.
A Secretaria de Saúde do Recife disse que oferece uma média de 750 testes rápidos de Covid-19. Somente nos primeiros dias de junho, o governo informou que já enviou mais de três mil testes para os municípios.
Alerta
A assistente administrativa Sara Vicente de Melo fez o teste e descobriu que estava com Covid. Ela afirmou que começou a ter sintomas de gripe na sexta (10).
“Como se fosse um resfriado leve, um pouco de coriza no nariz, um pouco de dor de cabeça, corpo bastante mole. E veio junto um pouco de tosse, sem catarro, tosse seca. Eu sabendo disso já comprei remédio. E eu pensando que era gripe”, contou.
Os sintomas da variante ômicron, que tem circulado mais no estado, são mesmo muito parecidos com os da gripe. O médico infectologista Demetrius Montenegro, alertou que, por isso, os testes são ainda mais importantes.
“Estamos passando por um período em que outros vírus respiratórios estão acontecendo, principalmente nas crianças. Muita gente não vinha se testando, porque dizia que era uma gripe, mas não dá pra diferenciar gripe de Covid, principalmente com esses sintomas muita mais de congestão nasal, de tosse seca, de sinusite, não dá para diferenciar uma coisa pra outra, só fazendo teste”, observou.
Fonte – G1
#politicapernambucana #politica