Noronha sem festas
Apesar de o Governo de Pernambuco ter informado (há duas semanas) que já estava fazendo uma restauração emergencial na pista do Aeroporto de Fernando de Noronha, até ontem as obras ainda não tinham começado. Para os empresários e moradores significa dizer que dificilmente elas ficarão prontas ainda este ano antes do Natal e Ano Novo.
Segundo nota oficial do Governo do Estado, as obras devem durar 60 dias de modo que a Administração do Território de Fernando de Noronha possa pedir a liberação da pista para pouso de jatos. Mas a incerteza quanto ao cumprimento desse prazo está derrubando as reservas para o período por falta de segurança das viagens. As informações são do colunista Fernando Castilho, do Jornal do Commercio.
Na verdade, os pacotes feitos para a ilha ancorada nas aéreas Gol e Azul estão suspensos exatamente pela incerteza se a pista voltará a funcionar. E mesmo que fique pronta até 15 de dezembro, a liberação ainda dependerá da Anac. É essa perspectiva que está assustando os habitantes de Noronha, pousadeiros e turistas que compraram, e pagaram pacotes e que não tem garantia de que chegarão à ilha.
Oficialmente, as informações são de que a pista ficará restrita apenas a aviões como os ATR até que a pista seja restaurada. Mas sem avião grande assegurado, as operadoras não têm como manter os preços anteriormente contratados. Boa parte já foi pago antecipadamente. Em média apenas o trecho Recife Noronha Recife está custando R$ 1.400. O que significa um custo adicional de qualquer cidade brasileira, pois o turista terá que vir ao Recife e a seguir pegar o avião para Noronha e na volta fazer o caminho inverso.
Noronha é um dos mais caros destinos do Nordeste exatamente porque precisa de avião. E as operações apenas com o ATR não têm como atender a demanda de final de ano. Mantidas as atuais ofertas de passagens, boa parte dos pacotes já contratados não poderá ser entregue. De qualquer forma, para as pousadas e hotéis de Fernando de Noronha a crise de final de ano já está contratada. O que se discute é o tamanho dela.
Fonte – Blog Do Magno
#politicapernambucana #politica