Clã Arraes elege dois deputados e família se reaproxima com eleição de Lula
Uma das famílias mais tradicionais na política do Nordeste elegeu dois representantes nas eleições deste ano na Câmara dos Deputados. Tratam-se de Pedro Campos (PSB-PE), filho do ex-governador Eduardo Campos (1965-2014), e Maria Arraes (Solidariedade-PE). Pedro é bisneto e Maria é neta do também ex-governador Miguel Arraes (1916-2015). A eleição dos dois representa não só a renovação dos quadros familiares, mas também a união dos dois ramos da família, brigados, em torno do projeto do ex-presidente Lula (PT), que iniciará um novo mandato a partir de 2023.
Apesar do afastamento entre os Campos e os Arraes, tanto Pedro como Maria tiveram estratégias similares para conquistar a eleição: a aproximação com seus respectivos candidatos a governador. No caso de Pedro, ele foi favorecido pela força da máquina estadual. O PSB, que governa Pernambuco há quase 16 anos, o colocou na condição de puxador de votos para a Câmara. Mesmo não tendo o desempenho esperado, ele conquistou mais de 172 mil votos em sua estreia nas urnas. O seu candidato ao governo, o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), saiu derrotado já no primeiro turno. As informações são do Congresso em Foco.
Maria Arraes, assim como o primo, também teve a força da candidatura ao governo da irmã, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade-PE). Marília chegou a ser vitoriosa no primeiro turno, mas perdeu de virada o governo para a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) no segundo turno. A ligação de Maria com a irmã a favoreceu na conquista dos seus mais de 104 mil votos. Marília perdeu a eleição, mas conseguiu manter a representação dos Arraes na Câmara.
Fonte – Blog do Magno
#politicapernambucana #politica