Espaço Ciência tem área doada pelo governo de PE a empreendimento privado e é intimado a retirar objetos com urgência
Centro de pesquisas e de educação, o Espaço Ciência, um museu a céu aberto localizado no Grande Recife, teve uma parte doada pelo governo de Pernambuco para a construção de um empreendimento privado. Esta semana, a diretoria da instituição recebeu uma intimação para retirar com “urgência” objetos apreciados por visitantes, principalmente estudantes, o que gerou uma reação.
O Espaço Ciência é uma instituição que recebe, de forma gratuita, milhares de visitantes, todos os anos, principalmente alunos de escolas públicas.
A parte do terreno do museu que foi doada tem cerca de oito mil metros quadrados. Em 21 de outubro deste ano, a Lei 17.940, que determinou o repasse da área para iniciativa privada, foi aprovada pelos deputados estaduais.
Essa norma determinou a doação do imóvel para a “viabilização da instalação de data center e a construção de um landing station para receber cabos submarinos”. Data center é um centro de processamento de dados, com computadores de última geração.
Nesta sexta (18), nas redes sociais e no site da instituição, teve início uma campanha de preservação do Espaço Ciência. Com assinatura dos “Amigos do Espaço Ciência” foi criado um card com as frases: “Querem mutilar o espaço Ciência. Pela revogação da lei 17.940”.
Por meio de nota divulgada nesta sexta, o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, informou que, em reunião com o Consórcio de Investidores Recife, a instituição “apenas autorizara a utilização de parte do terreno para construção do chamado ‘Cable Landing Station’, a saída dos cabos submarinos, mas sem qualquer prejuízo do projeto museológico”.
Segundo ele, “a construção poderia ser incluída como espaço de visitação e divulgação científica, como foi feito com a Estação Meteorológica da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que funciona no Espaço Ciência”.
No comunicado, Antonio Carlos Pavão afirmou também que “o data center pode ser construído em outro local” e declarou que “jamais autorizou nem foi consultado sobre este empreendimento”.
Fonte – G1
#politicapernambucana #politica