UPE e Unicap voltam a exigir máscaras em ambientes fechados; na UFPE e UFRPE uso é recomendado
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Universidade de Pernambuco (UPE) voltaram a exigir o uso de máscaras dentro das salas de aula, a partir desta segunda-feira (21). Essa medida foi tomada para evitar a transmissão da Covid-19 dentro das duas instituições.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), embora ainda não exijam, recomendam o uso da proteção facial.
Por meio de nota, a Unicap disse que tomou a decisão de determinar o uso de máscara devido ao “crescimento do registro de pessoas da comunidade acadêmica infectada”.
A exigência vale para salas de aula, laboratórios, clínicas, auditórios, elevadores e diversos ambientes fechados do campus.
O comunicado emitido pela UPE também cita o aumento de casos e o avanço da nova variante BQ.1 no estado.
Na universidade estadual, o uso de máscara voltou a ser obrigatório em salas de aula, laboratórios e clínicas e em ambientes fechados.
No caso das unidades do Complexo Hospitalar da UPE e nas clínicas e laboratórios mantidos pela instituição, a obrigatoriedade valerá também para visitantes da comunidade externa, além de professores, alunos, técnicos e prestadores de serviço.
Em nota emitida nesta segunda, a UFRPE reforçou a recomendação para o uso de máscaras em ambientes fechados.
“De caráter facultativo inicialmente, a recomendação do uso de máscara tem o intuito de proteger a comunidade universitária de possíveis transmissões do coronavírus”, afirma o texto.
A universidade também disse que vai se reunir, na terça (22), com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e, no dia seguinte, com seu Comitê de Prevenção e Monitoramento da Covid-19, para deliberar se volta a exigir que as pessoas utilizem a proteção facial em ambientes fechados.
Ao g1, a UFPE disse que embora não seja obrigatório, “é fortemente recomendado o uso de máscaras no campus”.
Fonte – G1
#politicapernambucana #politica