Surge mais um grande desafio para o Governo Raquel Lyra
Os episódios de ataque de tubarão em Pernambuco há muito deveriam receber a atenção necessária, pois as suas consequências vão muito além dos prejuízos econômicos causados ao turismo, mas, sobretudo, o perigo à vida daqueles que buscam nossas praias. Desde o ano de 1992 já ocorreram 77 casos, dos quais 26 vítimas foram a óbito. Neste final de semana dois casos ocorreram na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, onde dois banhistas tiveram membros amputados dada a gravidade dos ferimentos, no entanto no último dia 20 de fevereiro um sufista também foi vítima de um tubarão, desta vez na Praia Del Chifre, em Olinda, e felizmente escapou com vida.
Com pesquisas voltadas para o assunto por meio do CEMIT – Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão interrompidas pelo Governo do Estado desde o ano de 2015. Não resta dúvidas de que se precisa urgentemente retomar os estudos com os investimentos necessários para encontrar uma solução para o problema. É bem verdade que a negligência de banhistas e sufistas que não respeitam as sinalizações têm ajudado para que as estatísticas de ataques só cresçam, no entanto ataques também têm ocorrido em locais liberados para o banho.
Ainda no domingo a governadora Raquel Lyra anunciou que a gestão do CEMIT passará para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, saindo da subordinação a SDS. “O que muda é que a gente vai atuar mais preventivamente. Entender o que está acontecendo na natureza, com os tubarões aqui em Pernambuco. E para isso precisa estudo, pesquisa e atuação mais larga do governo, do que agir no socorro às vítimas, que não é suficiente para evitar novos casos”, destacou a governadora.
Já se vão 31 anos com ataques de tubarão em Pernambuco, tempo mais que suficiente para encontrar uma solução para o problema. A população já está cansada de esperar. As esperanças agora recaem sob o Governo Raquel Lyra, mais um grande desafio para a conta da nova governadora.
Fonte – Blog Ponto de Vista
#politicapernambucana #politica