Enfermeiros suspendem greve no estado; técnicos e auxiliares mantêm paralisação no Recife e na rede privada
Após a Justiça proibir a realização da greve de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem na rede estadual em Pernambuco, as categorias voltaram ao trabalho às 7h deste sábado (11), afirmou o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe).
Auxiliares e técnicos de enfermagem, porém, vão manter a paralização:
na rede pública do Recife;
na rede privada.
Enfermeiros estarão trabalhando nessas duas redes.
Os profissionais cobram o pagamento do novo piso nacional da enfermagem, que foi definido em R$ 4,7 mil. O valor foi aprovado pelo Congresso e sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em agosto de 2022.
A aplicação da lei foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mês seguinte, após uma ação da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde) questionar a medida, dizendo que o pagamento traria desequilíbrio financeiro para as unidades de saúde privadas e para estados e municípios.
Na sexta (10), as três categorias da enfermagem realizaram uma manifestação pelo Centro do Recife, saindo do Derby e seguindo pela Avenida Conde da Boa Vista.
O governo do estado e a Universidade de Pernambuco pediram ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que proibisse a deflagração da greve. O pedido foi acatado pelo desembargador Adalberto de Oliveira Melo, que estipulou uma multa diária de R$ 50 mil pelo descumprimento.
O pagamento do piso foi prometido durante a campanha eleitoral de 2022 pela agora governadora Raquel Lyra (PSDB).
Segundo o Satenpe, a decisão de manter a paralisação de auxiliares e técnicos no Recife ocorreu após o desembargador Paulo Romero de Sá Araújo rejeitar uma ação da prefeitura da cidade que questionava a legalidade do movimento.
O município prometeu recorrer da decisão que permitiu a greve de auxiliares e técnicos (veja a resposta completa da prefeitura).
Os dois grupos devem voltar a se reunir em uma nova assembleia neste sábado (11), para novas definições.
Fonte – G1
#politicapernambucana #politica