Notícias

O terreno de 12 mil metros quadrados em que seria construída uma loja do Atacadão dos Presentes, na Zona Norte do Recife, foi desapropriado pela prefeitura e vai virar um parque público.
Desde 2020, esse projeto era alvo de polêmica envolvendo moradores do Poço da Panela e de Casa Forte, que criticavam a implantação de um centro comercial de três andares.

A desapropriação do terreno foi divulgada, nesta terça (11), pela prefeitura do Recife. Em decreto publicado no Diário Oficial, a área foi declarada de utilidade pública.
Segundo a gestão municipal, o espaço vai abrigar um parque chamado Jardim do Poço, com 69% de área verde, quadras esportivas e atrativos para crianças, idosos e animais de estimação. A previsão é que as obras sejam iniciadas entre janeiro e março de 2024 (veja mais detalhes abaixo).
O g1 entrou em contato com o Atacado dos Presentes, mas, até a última atualização desta matéria, não obteve resposta.
‘A gente não quer presente de grego’
Ao g1, o galerista Ricardo Bandeira de Melo, voluntário do coletivo Jardim Secreto do Poço, disse que está feliz com a decisão tomada pela prefeitura.

Bandeira de Melo participou de manifestações contra a construção da loja. Ele afirmou, no entanto, que vai acompanhar a execução do projeto do parque público.
“Inevitavelmente, esse anúncio foi por causa das nossas manifestações. O Poço da Panela não quer ser atacado e a gente não quer presente de grego. Acho que é interessante abrir uma linha de diálogo com a prefeitura para que a gente consiga fazer um parque sem igual na cidade, com muito verde, muita sombra e diretamente conectado com a cultura”, declarou.
Ainda segundo ele, a proposta inicial dos moradores era criar um mercado público com anfiteatro e orquidário, mas a proposta não foi para frente.
“Continuamos na mobilização constante, já que a prefeitura, numa decisão arbitrária, concedeu licença prévia para o início da construção [da loja], uma coisa absurda, sem transparência nenhuma”, afirmou.

O que prevê o projeto
Ainda segundo a gestão municipal, o novo parque também terá uma ligação com o Jardim Secreto do Poço da Panela. É um espaço de 3 mil metros quadrados mantido há seis anos pelo coletivo de moradores do bairro.
De acordo com a prefeitura, o Jardim do Poço terá pista de exercícios, brinquedos para a primeira infância, um parque para cães e uma Academia da Cidade.
A prefeitura também informou, por meio de nota, que a obra faz parte da iniciativa de transformar o Recife numa “cidade parque” até 2037, quando o município completa 500 anos, com a criação de “um sistema de parques e praças às margens do rio Capibaribe”.
Fonte – G1

politicapernambucana #politica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *