A Câmara aprova, em primeira discussão, o projeto de lei sobre a proibição de linguagem neutra no Recife
A Câmara Municipal aprovou na terça-feira, 23 de maio, em primeira discussão, o projeto de lei nº 206/2020, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), que dispõe sobre a proibição de linguagem neutra quanto ao uso de novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa no âmbito do Recife.
A medida, que visa a afetar escolas públicas municipais e as escolas privadas do Recife, prevê punições que vão da advertência à suspensão do alvará de funcionamento.
Editais de concursos da administração municipal e os demais estabelecimentos públicos municipais provedores de ensino, informação e cultura também são mencionados pelo projeto como alvos da proibição.
As novidades, defendidas em geral por apoiadores de uso da chamada linguagem neutra, busca introduzir no vocabulário palavras como “todes” como variação possível de “todos” e “todas”, para demarcar a neutralidade de gênero.
Debatido e votado em plenário, o projeto de lei terminou sendo aprovado por 15 votos sim, 13 votos contrários e três abstenções.
Confira abaixo a relação completa dos presentes na sessão e que votaram nominalmente sobre a questão.
Fonte – Portal de Prefeitura