Em Brasília, Raquel Lyra busca recursos e se encontra com Simone Tebet, que articula orçamento dos ministérios
Em mais uma rodada de visitas a pastas como o Ministério das Cidades, Casa Civil e Desenvolvimento Regional, a governadora Raquel Lyra (PSDB) esteve em Brasília em busca de viabilizar a liberação de recursos para projetos estruturantes em Pernambuco. Com o fôlego a mais no orçamento, sinalizado pelo governo federal com a esperada aprovação do novo arcabouço fiscal no Senado, o momento é de elencar as prioridades para o restante deste ano e se colocar dentro da definição de previsão orçamentária de cada pasta para o ano de 2024.
“Foram dias de muito trabalho aqui em Brasília. Muitas reuniões nos ministérios, em busca de parcerias com o governo federal para garantir os recursos necessários para os projetos que estão sendo tocados pelo governo do Estado”, escreveu a governadora numa rede social.
Raquel Lyra destacou na agenda o encontro que teve com a ministra do Planejamento Simone Tebet, “com quem conversei sobre os planos para Pernambuco e questões relacionadas ao orçamento e ao processo de escutas populares do Plano Plurianual de Pernambuco”, disse a tucana.
Tebet tem atuado junto aos demais ministros na definição de quanto dinheiro cada pasta terá disponível. Nesta quarta-feira, a ministra disse que o atraso na votação do novo arcabouço fiscal “não é problema para montar o Orçamento”, já que , todavia, espera a aprovação no Senado, mas alertou para a preocupação do uso do espaço fiscal a ser aberto “para pagar pisos como Saúde e Educação” – com maior demanda.
“Ao mesmo tempo em que a gente vai ter um espaço fiscal significativo, uma parte dele já está carimbada, e os ministérios terão que se adaptar e entender a realidade dos fatos, diante de um arcabouço e da Constituição que estabelece parâmetros”, afirmou a ministra.
Em Brasília, a governadora de Pernambuco também esteve reunida com a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a quem apresentou o programa Juntos Pela Educação, que prevê aporte de R$ 5,5 bilhões em três anos.
Na última semana, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a governadora de Pernambuco já assinaram um contrato com a Caixa Econômica Federal para empréstimo de R$ 1,7 bilhão para o financiamento de obras no Estado.
Fonte – JC