Metroviários rejeitam proposta da CBTU e decidem retomar greve por tempo indeterminado
Após suspender a greve por três dias, os trabalhadores do Metrô do Recife decidiram, na noite desta quinta (10), retomar a paralisação por tempo indeterminado (veja vídeo acima). A decisão foi tomada durante assembleia realizada após a terceira audiência de conciliação entre o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
Na reunião, mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na manhã desta quinta, representantes da CBTU fizeram uma proposta de reajuste salarial de 3,45%.
A categoria, então, marcou uma assembleia para votar se aceitaria a proposta, encerrando a greve; ou continuaria com o movimento grevista, a partir da 0h de sexta (11). A segunda opção foi aprovada pela maioria dos presentes na votação.
A CBTU informou, por nota, que lamenta a decisão dos metroviários e disse que participou da reunião, na qual apresentou uma nova proposta para o Acordo Coletivo 2023-2024, baseada nos parâmetros definidos pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).
A companhia afirmou ainda que sempre esteve aberta ao diálogo.
Fonte – G1