Concursos para policiais e auxílio para mães em vulnerabilidade social
A criação de um auxílio mensal para mães em situação de vulnerabilidade social, concursos para policiais e a situação da saúde pública do estado estão entre os assuntos abordados pela governadora de Pernambuco Raquel Lyra, em entrevista à TV Globo na manhã desta segunda-feira (4).
Ao ser entrevistada ao vivo no estúdio do Bom Dia Pernambuco, ela também falou sobre investimentos do governo federal em obras contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os problemas no transporte público da Região Metropolitana do Recife, como ônibus e metrô.
Raquel afirmou que vai encaminhar novas lei orçamentárias para a Assembleia Legislativa do estado (Alepe) até terça-feira (5), com indicações de investimentos em todas as regiões de desenvolvimento de Pernambuco, como hospitais, creches e estradas.
“São pessoas que, por muito tempo, se sentiram esquecidas pelo poder público por sequer serem ouvidas. [..] Agora estamos presencialmente conversando com a população e ouvindo suas dores, levamos todo o secretariado do governo, presidentes de instituições, para poder sentir na pele a dor da nossa gente”, disse a governadora.
Segurança pública e concursos
O governo vai acatar uma das sugestões mais frequentes da campanha, a criação da Secretaria do Sistema Penitenciário, que teve mais de 6 mil menções no “Ouvir para mudar”.
Neste ano, 350 policiais penais foram nomeados;
A previsão é que o novo concurso, ainda sem data divulgada pelo governo, garanta a contratação de 3,4 mil policiais militares, civis e bombeiros;
Para lidar com a quantidade de delegacias sem delegados titulares no estado, governo investiu em delegacias virtuais, onde há um delegado de plantão e não precisa do deslocamento policial até o local do crime. Até o momento, quatro cidades estão com o serviço ativo: Igarassu e Ipojuca, no Grande Recife, Toritama, no Agreste, e Ouricuri, no Sertão.
Violência contra a mulher
A governadora falou sobre o projeto de lei “Mães de Pernambuco”, que prevê o pagamento mensal de R$ 300 para mulheres em alta vulnerabilidade social e com filhos de até 6 anos. A iniciativa deve atingir 100 mil famílias no estado, segundo governo.
Ainda de acordo com Raquel Lyra, 95 prefeituras têm coordenação de segurança pública em parceria com o estado, com ações de prevenção a violência contra as mulheres.
“Tivemos 15% de redução de feminicídio, mas esse não é o número que a gente quer. Sabemos que é algo estrutural e que precisa de trabalho”, disse a governadora.
Fonte – G1