Água poluída com esgoto de resort na Praia dos Carneiros tinha quase dez vezes mais coliformes fecais que o permitido, diz CPRH
Foi confirmada a concentração elevada de coliformes fecais termotolerantes no trecho onde um resort de luxo lançou esgoto não tratado no mar na Praia dos Carneiros, no Litoral Sul de Pernambuco. A presença desse tipo de micro-organismo, existente no intestino humano, é um indicador de água imprópria para banho.
A análise foi divulgada nesta segunda-feira (8) pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que multou o Eco Resort Praia dos Carneiros em R$ 50 mil por crime ambiental. O empreendimento fica num dos principais pontos turísticos de Pernambuco.
A avaliação, realizada no dia 20 de março, foi concluída na quinta-feira (4). O documento, ao qual o g1 teve acesso, indica que, na amostra coletada, foram identificados 24 mil micro-organismos.
O número é 9,6 vezes superior à quantidade máxima estipulada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) para que a água não seja considerada imprópria para banho.
O limite, estabelecido na Resolução 274/2000 do órgão consultivo federal, é de 2,5 mil coliformes fecais. No entanto, a balneabilidade de uma amostra de água só é considerada satisfatória quando o quantitativo de termotolerantes é igual ou inferior a mil micro-organismos.
O g1 procurou o Eco Resort Praia dos Carneiros e o empreendimento disse que se pronunciaria através de nota, mas não enviou até a última atualização desta reportagem. O empreendimento e a CPRH se reúnem nesta segunda (8) para discutir o caso.
De acordo com a CPRH, o lançamento de esgoto já tinha cessado quando os técnicos estiveram no local. Entretanto, no momento da vistoria, foram encontrados indícios de despejo irregular de esgotamento sanitário na praia, segundo o órgão.
A agência ambiental disse ainda que o lançamento de esgoto comprometeu a qualidade da água, prejudicando a balneabilidade no trecho onde fica o resort, nas imediações da Igrejinha, um dos principais pontos turísticos da praia, localizada no município de Tamandaré, a 102 quilômetros do Recife.
Fonte – G1
#politicapernambucana #politica