‘Estamos caminhando rapidamente para a aceleração descontrolada’, diz secretário de Saúde sobre coronavírus em PE
Após a confirmação de 223 casos do novo coronavírus e 30 óbitos de pacientes com a doença Covid-19 em Pernambuco nesta segunda (6), o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que o estado se aproxima do processo de transição para a próxima fase da pandemia. “Estamos caminhando rapidamente para a aceleração descontrolada, em que os números crescem mais rapidamente”, disse.
Durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda (6), Longo afirmou que há expectativa para o fim desta fase nos últimos dias de maio. “Temos uma perspectiva de que, até o fim do mês de abril e começo de maio, estejamos nessa fase, para no fim do mês de maio essa curva desacelerar”, afirmou, mencionando, ainda, que as projeções são de “dias difíceis” para os dois meses citados.
Ainda nesta segunda (6), o estado contabiliza 30 dias desde o aparecimento dos sintomas nos pacientes que receberam a primeira confirmação da doença em Pernambuco. “É muito doloroso, muito difícil para boa parte da população, mas talvez seja a única solução para diminuir o impacto na mortalidade das pessoas”, disse o infectologista Demétrius Montenegro sobre as restrições determinadas pelo poder público.
De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a curva de crescimento dos casos foi retardada pelas medidas de isolamento social adotadas pela capital pernambucana e pelo governo do estado. O “atraso” possibilitou a abertura de leitos e a aquisição de materiais como respiradores pulmonares.
“Se não tivéssemos tomado medidas de restrição social alguns dias atrás, estaríamos agora vivendo essa curva descontrolada sem que houvesse possibilidade de ampliação do número de leitos ou de contratação de profissionais de saúde. Isso significa salvar vidas”, declarou.
Fonte – G1