Em encontro com Raquel Lyra, Gilmar Júnior cobra atenção para a Enfermagem e outras categorias
Depois de meses cobrando na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e nas redes sociais, o deputado Gilmar Júnior (PV), que representa a Enfermagem na política pernambucana, conseguiu uma reunião com a governadora Raquel Lyra (PSD), na tarde de ontem (15).
O momento foi apelidado de “O grande encontro” pelos internautas (Gilmar é um dos maiores opositores do Governo na Alepe e sempre reclamou de não ser recebido por Raquel Lyra).
Durante o encontro, o parlamentar conversou com a chefe do Poder Executivo e com o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, sobre várias pautas importantes para a categoria, mas também levou à gestora e sua equipe assuntos de outros segmentos sociais, como os policiais e os aprovados em concursos no Estado que não foram chamados para os cargos.
Segundo Gilmar Júnior, foram mais de 15 pontos abordados na reunião. Entre eles, os R$ 15 milhões do Fundo da Enfermagem que foram repassados pelo Governo Federal para Pernambuco, mas estão represados em uma conta bancária, sem que os profissionais tenham acesso aos recursos.
O parlamentar prestou contas de todas as questões debatidas com a governadora em duas lives realizadas em seu Instagram (@drgilmarjr), logo após o encontro, no início da noite de ontem. O material ficou salvo no perfil, podendo ser acessado a qualquer momento.
Sobre os recursos do Fundo da Enfermagem, algo que Gilmar Júnior já vem cobrando desde o mês passado, e inclusive já questionou à secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, o parlamentar informou que a governadora, de imediato, buscou informações e se comprometeu, junto com o secretário Túlio Vilaça, a analisar o caso e repassar os valores.
Da mesma forma, a gestora também afirmou para Gilmar Júnior que vai estudar os atrasos dos plantões extras, após ser informada pelo deputado de que há profissionais desde janeiro sem receber os valores. “O compromisso foi de que irião investigar, arrumar esses pagamentos e organizar os fluxos de pagamentos. Mas eles ainda não foram capazes de estabelecer uma data”, explicou Gilmar Júnior.
O parlamentar também levou para a governadora o pleito dos aprovados no concurso da saúde de 2018. Raquel Lyra disse que está convocando os profissionais e a ideia é chamar 100% dos aprovados.
Sobre o pagamento do Piso da Enfermagem no Estado, Gilmar Júnior lamentou o cenário, que segundo ele, não apresentará mudanças. “É muito triste precisar estar lutando com o Governo do Estado para que a valorização dos profissionais da Enfermagem aconteça, especialmente no Governo de Raquel, porque ela se comprometeu com a categoria no período eleitoral. Estou disponível para ajudar o Governo a entender o fluxo de pagamento da Enfermagem, sempre disse isso”, destacou.
O parlamentar também cobrou um posicionamento a respeito dos aprovados no concurso da Polícia Penal. Segundo Gilmar Júnior, a governadora afirmou que vai fazer o chamamento em paralelo com a construção de novas unidades prisionais.
Raquel ainda afirmou ao parlamentar que um novo Hospital Getúlio Vargas será construído, não mais no mesmo local. A dificuldade está sendo encontrar uma área, mas uma equipe técnica está procurando uma área de fácil acesso.
“A gente se comprometeu em ter mais reuniões. Não saí de lá animado, não fiquei feliz com os resultados. Achei que há mais boa vontade do que ações concretas, mas acredito que abriu o canal de diálogo. Acho que esse é o caminho para a gente conseguir levar mais as nossas pautas para a governadora. Temos uma chance maior agora. Espero que em breve possamos dialogar mais”, enfatizou o deputado.
O parlamentar ainda reforçou seu posicionamento em relação ao Governo. “Continuo cobrando à senhora, governadora! Continuo na oposição, de forma crítica e construtiva. Represento uma categoria de 150 mil profissionais só em Pernambuco, mais de três milhões no Brasil, e tenho me apropriado de pautas de outros profissionais, como os professores, policiais, jornalistas.
Estou me tornando uma pessoa que vai cobrar muito à senhora, espero que se acostume. O respeito pela classe trabalhadora é o alicerce de qualquer governo. Não tem como ter um governo bom se só investir em obra”, alertou.