Audiência Pública investiga descontos de aposentados e pensionistas de Pernambuco
Qual o impacto em Pernambuco do escândalo do INSS que vitimizou pelo menos 4 milhões de aposentados e pensionistas no esquema de descontos ilegais? E o que o estado está fazendo para informar os beneficiários sobre possíveis descontos irregulares?
Essas perguntas foram trazidas pelo presidente da Comissão de Justiça, deputado Coronel Alberto Feitosa, na audiência pública realizada hoje na Alepe.
Estiveram presentes o diretor de arrecadação do Fundo de Aposentadorias e Pensões do Estado de Pernambuco (FUNAPE), Francisco Barreto, e Erica Gomes Lacet , secretária da Controladoria Geral do Estado. “A Contorladoria do Estado já solicitou a Controladoria Geral da União sobre a metodologia que está sendo utilizada para a auditoria e estimamos uma prazo de 6 a 7 meses para conclusão das investigações aqui em Pernambuco. Se for necessário , a exemplo da investigação no âmbito nacional, também chamaremos a polícia para fazer parte” , disse Erika Lancet.
Já o diretor Francisco Barreto informou que o FUNAPE fará uma campanha educativa para informar os beneficiários como checar no contracheque se há desconto não reconhecido pelo aposentado ou pensionista. “É fundamental que o usuário venha até nós para denunciar qualquer irregularidade” , reforçou ele.