Prefeito Lula Cabral assinará termo de cooperação com consulado francês para ensino da língua na rede pública municipal
O Cabo de Santo Agostinho será o primeiro município de Pernambuco a ofertar o ensino da língua francesa em sua rede pública. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica está prevista para o início de junho entre o prefeito Lula Cabral e o cônsul-geral da França no Recife, Serge Gas.
Nesta sexta-feira (09), Lula Cabral recebeu o adido de Cooperação Linguística e Educativa do consulado francês, Thomas Lequatre, para discutir os detalhes do programa de parceria. Participaram também da reunião o secretário de Educação do Cabo, Isaltino Nascimento, o secretário executivo de Educação, Rosemberg Nascimento, e a vice-diretora do Colégio de Aplicação da UFPE, Fernanda Puça.
A partir de agosto, o Núcleo de Línguas da Secretaria de Educação passará a oferecer o curso de francês. Atualmente, o Núcleo oferece cursos de Inglês, Espanhol e Libras a 920 alunos, sendo referência na formação e no ensino de línguas estrangeiras no município. “Oferecer o ensino da língua francesa aos nossos estudantes é abrir portas para novas culturas, ampliar horizontes do conhecimento e preparar nossos jovens para novas oportunidades”, afirmou o prefeito.
“Nossa intenção é que a língua francesa seja incorporada à grade curricular da rede municipal de ensino. Já estamos contratando uma professora para ministrar as aulas no núcleo e iniciando as tratativas para formalização do termo de cooperação técnica”, explicou o secretário Isaltino Nascimento.
O acordo prevê a implementação do programa Francescola, desenvolvido pela Embaixada da França no Brasil. Além do ensino da língua, o programa contempla a formação de professores, atividades culturais, acesso a plataformas de cinema e o projeto de escola intercultural – uma proposta de escola pública bilíngue. “Temos total interesse em apoiar o Cabo de Santo Agostinho, firmando essa parceria e levando ao município nosso programa, que promove o aprendizado e a valorização da língua francesa nas escolas brasileiras”, destacou Thomas Lequatre.
Durante a reunião, o prefeito Lula Cabral e o secretário de Educação também discutiram o apoio do consulado ao programa municipal “Do Cabo para o Mundo”, criado na gestão anterior de Cabral. A ideia é que, com a introdução da língua francesa na rede pública, a França se torne um dos destinos para intercâmbios de alunos e professores.