Notícias

Pré-candidaturas de Anderson Ferreira e Gilson Machado ao Senado indicam que racha no PL Pernambuco não acabou

Rachado desde as eleições municipais de 2024, o diretório pernambucano do Partido Liberal passará por uma nova batalha interna para compor a chapa que disputará o pleito de 2026, especialmente para o cargo de senador da República

Isso porque o presidente estadual da legenda, Anderson Ferreira, e o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, já aparecem oficialmente entre os apoiadores como pré-candidatos ao Senado, e terão que disputar a atenção dos bolsonaristas.

Os dois possuem caciques de peso para fazer suas respectivas defesas: o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, prefere Anderson, enquanto Jair Bolsonaro defende Gilson Machado com unhas e dentes.

O problema é que nem Anderson nem Gilson querem abrir mão da disputa, especialmente por estarem sem mandato.

Anderson Ferreira foi deputado federal de 2011 a 2017 e prefeito de Jaboatão dos Guararapes por dois mandatos, até 2022, quando renunciou ao cargo para disputar o governo do estado, em que ficou em terceiro lugar.

Já Gilson foi ministro do Turismo do governo Bolsonaro entre 2020 até o final do mandato do ex-presidente, em 2022.

Apesar de ter declarado que as trativas sobre 2026 ficariam para o ano que vem, Anderson vem circulando pelos municípios para buscar alianças ao lado do irmão, o deputado federal André Ferreira, que já vem bradando aos quatro cantos que o gêmeo é pré-candidato ao Senado.

“Estamos aqui para somar forças para construir um Pernambuco mais forte e justo para todos”, disse Anderson Ferreira já em tom de campanha no último fim de semana, durante visita à cidade de Machados, no Agreste.

Por outro lado, Gilson Machado tem como principal cabo eleitoral o próprio herdeiro, o vereador do Recife Gilson Machado Filho, que lançou oficialmente a candidatura do pai após a prisão dele, semanas atrás, como parte de ação penal da trama golpista que corre no Supremo Tribunal Federal

“Vou lutar com todas minhas forças para te eleger Senador de República em 2026. Precisamos de homens de coragem e leal ao presidente Bolsonaro para combatermos as injustiças de um STF político”, disse Gilson Filho na tribuna da Câmara Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *